Estou tentando ajudar meu filho com a lição do 7 ano de matemática mas não me recordo mas como se faz, segue as perguntas:
Que expressão algébrica corresponde a cada caso?a) o triplo de um número X, somado com a sua terça parte.b) a metade de um n° M, somado com o dobro desse n°c) o produto de um ° X pela sua sexta parte d) a soma de um n° X com seus três quintos e) o quadrado da soma de um n° X com cinco.
Desde ja agradeço pela ajuda!!

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-11-12T18:21:38-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos ajudá-lo então, com todo o prazer.

Sempre quando não conhecemos um número, chamamos de letras quaisquer, que já estão representadas em cada item. Vamos analisar um por um e tentar montar a expressão.

a) o triplo de um número X, somado com a sua terça parte

triplo = 3 vezes o número (3x)
sua terça parte = ele multiplicado por 1/3

Portanto, a expressão fica:

3 \cdot x + \frac{1}{3} \cdot x
\\\\
\boxed{\boxed{3x + \frac{x}{3}}}


b) a metade de um n° M, somado com o dobro desse n°

metade = número dividido por 2 (m/2)
dobro = duas vezes o número (2m)

\boxed{\boxed{\frac{m}{2} + 2m}}


c) 
o produto de um ° X pela sua sexta parte

produto: multiplicação
sexta parte: o número dividido por6, ou vezes 1/6

\boxed{x \cdot \frac{x}{6}} \ ou \ \boxed{\frac{x^{2}}{6}}


d) 
a soma de um n° X com seus três quintos

três quintos: multiplicar o número por 3/5

x + x \cdot \frac{3}{5}
\\\\
\boxed{\boxed{x + \frac{3x}{5}}}


e) 
o quadrado da soma de um n° X com cinco.

quadrado: elevado à potência 

\boxed{\boxed{(x+5)^{2}}}
4 5 4
Nossa!! vc fazendo parece tão fácil, a minha memória não se lembrava disso!!! muito obrigada pela ajuda!!
De nada =)
2013-11-12T18:37:44-02:00
a) 3x+ \frac{x}{3}

b)  \frac{M}{2}+2M

c)  \frac{x^{2}}{6}

d) x+ \frac{3x}{5}

e)(x+5)^{2}

Espero ter ajudado'

1 4 1