Explicar a diferença de sentido entre as frases de cada par.

1. Muitos espiritos sem dúvida passarão a duvidar.

Muitos espiritos, sem dúvida, passarão a duvidar.

2. Jovens estudantes, trabalhadores ativistas de vários movimentos de defesa dos direitos humanos participaram dos protestos.

Jovens, estudantes, trabalhadores, ativistas de vários movimentos de defesa dos direitos humanos participaram de dos protestos.

3. Do meu ponto de vista nada sabem os que me criticam.

Do meu ponto de vista, nada sabem os que me criticam.

1

Respostas

2013-11-12T19:01:40-02:00
1. Muitos espiritos sem dúvida passarão a duvidar.   "Sem dúvida" é uma característica dos "espíritos". Os espírito não tinha dúvida, mas passaram a ter dúvidas.
 
Muitos espiritos, sem dúvida, passarão a duvidar.   "Sem dúvida" é um adjunto adverbial de afirmação, ou seja, é uma expressão usada para reforçar a certeza que se tem em determinada afirmação. Muitos espírito, com toda certeza, passarão a duvidar


2. Jovens estudantes, trabalhadores ativistas de vários movimentos de defesa dos direitos humanos participaram dos protestos.
    Nessa frase, "jovens estudantes" é um vocativo, ou seja, é como se eu estivesse falando com os jovens estudantes, e usei essa expressão para chamá-los. (Hei, jovens estudantes!).

Se tivesse uma vírgula depois de humanos, "Jovens estudantes" seria o sujeito da frase, ou seja, eles que participaram dos protestos. E o restante do período, o que ficaria entre as vírgulas, seria um aposto, ou seja, uma caracterização, explicação sobre os jovens estudantes.

 Jovens, estudantes, trabalhadores, ativistas  de vários movimentos de defesa dos direitos humanos participaram de dos protestos.   Nesse caso, jovens e estudantes são pessoas diferentes e além deles, outras classes também participaram dos protestos: trabalhadores e ativistas.

3. Do meu ponto de vista nada sabem os que me criticam.   Os que ficam me criticando não conhecem, não sabem nada do meu ponto de vista, da minha opinião.

  Do meu ponto de vista, nada sabem os que me criticam.
Na minha opinião, as pessoas que ficam me criticando não sabem de nada.