Respostas

2013-11-13T01:14:14-02:00
1. Emotiva ou Expressiva ---> Centrada no emissor; opinião, sentimento / emoção, texto subjetivo (em 1ª pessoa = verbos, pronomes, interjeições).
Ex: textos opinativos, cartas de amor, etc.

2. Conativa ou apelativa ---->  No receptor; influencia e envolve; verbos no imperativo, pronome na 2ª pessoa e uso de vocativos.
Ex; discurso político e anúncios publicitários (Viaje bem, Viaje Vasp!)

3. Metalinguística ----> No código; definições / explicações (dicionários e gramáticas); "palavras para explicar palavras" = (metalinguagem); após "isto é" e "ou seja"; um texto que faz referência a outro texto.
Ex: Célula - s.f. Unidade morfofisiológica dos seres vivos.

4. Poética ou Conativa ----> Na mensagem; não é exclusiva da poesia; Foco: busca o ritmo, a sonoridade, as imagens, os valores conotativos e as figuras de palavras.
Ex: poesias, letras de música, poemas em prosa etc.
Obs.: O romance Iracema de José de Alencar, é um poema em prosa. Alencar explorou a expressividade da função poética da linguagem.
Ex: "Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel (...) O favo da jati não era tão doce quanto o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado". (...)

5. Referencial ou Denotativa ----> Centra-se na informação.
- Dados da realidade; linguagem direta e objetiva (informação sem opinião); palavras no sentido denotativo; prevalece o texto escrito em 3ª pessoa.
Ex: Predomina em textos dissertativos, jornalísticos e científicos.
"Apostador da Linha do Tiro acerta sozinho na Mega Sena". / "O movimento uniformemente variado possui aceleração constante e diferente de zero".

6. Fática ---> Centrada no canal.
Objetivo: prolongar/encurtar o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal.
Ex: A linguagem das falas telefônicas e dos prefixos radiofônicos, carregada de expressões ("alô, então, entende?! aí então, está me ouvindo? , então tchau, certo? né?, aqui é a Rádio"...)