Tarefa

Foto de perfil do usuário marcosfrank2010

A ilustração abaixo representa uma técnica de propagaçãoA ilustração abaixo representa uma técnica de propagação vegetativa denominada "

Multiplicação de explantes in vitro". Nessa técnica, obtém-se células, tecidos ou orgãos de uma planta( No caso, uma cenoura) para posterior cultivo em laboratório, em um meio de cultura apropriado. Observe á ilustração e responda ao que se pede a seguir.

a) Quais são as vantagens dessas técnicas?

b) O procedimento 2 da ilutração é feito em laboratório, sob condições especiais. Existe algum fenômeno natural que também gera novos indivíduos de brotos?
Explique.

c) Você acha que essa técnica pode ser utilizada em ampla escala? Justifique sua resposta.
por Marcosfrank2010

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Marcosfrank2010

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário vestibulanda
Na propagação vegetativa, uma parte do corpo do ser vivo é separada dele e consegue se desenvolver sozinha.

a) Vantagens: Rapidez, manutenção de boas características (já que as plantas filhas são iguais a planta mãe).
bônus> Desvantagem: Redução da variabilidade genética, o que diminui a capacidade dessa espécie de resistir a seleção natural, caso o meio no qual estão inseridas for alterado.

b) Esse tipo de reprodução é muito frequente em vegetais, como por exemplo, na cana de açúcar, onde aqueles riscos no meio do caule geram folhas e raízes; e na batata comum. Então a natureza faz este processo por conta própria, mas também é possível reproduzir essa técnica em laboratório.

c)Sim porque apresenta aquelas vantagens que eu citei acima, mas por outro lado, colocaria a espécie em risco, então a resposta final é... não! A reprodução sexuada é mais vantajosa.

  • 2 comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (1)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 2

Comentários

  • Foto de perfil do usuário marcosfrank2010 Obrigado pela resposta, pela paciência também :) Me ajudou bastante...Marcosfrank2010
    denunciar!
  • Foto de perfil do usuário vestibulanda De nada :)Vestibulanda
    denunciar!
Escreva aqui seu comentário...