Considerando o trecho do texto teórico de Gurgel, 2004, o trecho de notícia e a charge, redija um texto dissertativo abordando: a) quais elementos textuais apontam a intertextualidade entre a notícia e a charge; b) que conclusão pode-se depreender a partir da leitura da notícia e da charge.

1

Respostas

2013-04-09T16:15:11-03:00

a) o texto tenta mostrar o quanto o Brasil, tem a melhorar quanto a educação, os governantes fazem planos de estudos para educação mais ficam em penúltimo lugar em um ranking mundial, devemos pensar que a nossa educação esta péssima? ou tentarmos mudar esse quadro, mais se não houver comprometimento do ministério da educação para conosco não havera mudança; Já a charge tenta criticar com humor tudo isso, mostra o tamanho do problema da situação que ele leu e não entendeu, dai a conclusão que da pra se tirar é que estamos defasados em educação. 

  

1 b) A partir da leitura, observe que a charge ser relacionam à principal noticia publicada. Ambos os gêneros textuais cumprem uma função social que se estabelecem no "aqui" e no "agora". Cabe à noticia informar o leitor sobre o que ocorre em um determinado contexto histórico, político, social e econômico e cabe á charge criticar, através do humor, alguém, um fato ou uma situação que ganhou destaque nessa instancia.

1 5 1