Para efetuar a subtração 37-18, um aluno trocou 1 dezena da quantia 37, por 10 unidades. O processeo de subtração que se utiliza desse tipo de recurso é denominado:

propriedade distributiva

compensação

recurso á ordem superior

sistema posicional

minimo multiplo comum

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-13T12:51:47-02:00
Recurso à ordem superior:
Comece a subtração pelas unidades.
De 7 dá para tirar 8? Não. Então, pegue uma das dezenas do 37 e converta em unidades. As dezenas são a ordem imediatamente superior às unidades, que é quem estamos subtraindo agora.
Ficam 
37 são 2 dezenas e 17 unidades
18 são 1 dezena e 8 unidades
Agora subtraia unidades de unidades (dá 9) e dezena de dezena (dá 1).
O resultado é 1 dezena e 9 unidades = 19.
2 4 2
2013-11-13T12:55:54-02:00
Recurso á ordem superior
1 4 1