Respostas

2013-11-13T15:01:23-02:00
A energia potencial, é a energia armazenadae que pode ser transformada em outro tipo de energia ou em trabalho.
Já a energia cinética, é a energia em movimento.
A melhor resposta!
2013-11-13T17:23:40-02:00
ENERGIA CINÉTICA (energia associada ao movimento): 

Quando um corpo se move, possui energia cinética dada pela expressão: Ec= (1/2)m.v^2 

Esta energia pode ser: 

--> Ec de translação: (ex: atleta q corre numa pista; movimento de um carro numa estrada rectilinea) 

--> Ex de rotação: (ex: bailarina a girar) 

--> Ec de vibração: (ex: um corpo a vibrar) 


ENERGIA POTENCIAL - está relacionada com as interacções que os corpos constituintes de um sistema experimentam entre si. Esta, assume "formas" diferentes consoante a natureza das interacções ou forças existenytes entre os constituintes do sistema: 

--> Ep Gravitica: interacção gravitica entre um corpo e a Terra (Ep=m.g.h) 

--> Ep Elastica (ao esticar um elastico fica armazenada no sistema sob forma de Ep; ou quando comprmimos uma mola) 

--> Ep Electrica (um sistema formado por 2 corpos electrizados, possui Ep Electrica devido as interacções entre eles (forças repulsivas e atractivas). 

--> Ep. Quimica: resulta da interacção entre atomos e moleculas 

--> Ep Nuclear: resulta da interacção entre protoes e neutroes 

--> Ep Magnetica: resulta da interacção entre 2 imanes. 
1 5 1