Respostas

2013-04-09T20:12:58-03:00

maoísmo ou maoismo, também chamado de Pensamento de Mao Tse Tung (em chinês: pinyin: Máo Zédōng Sīxiǎng) e de marxismo-leninismo-maoísmo (MLM), é uma corrente do comunismo baseada nos ensinamentos de Mao Tse Tung (1893-1976). Na República Popular da China, o Pensamento de Mao Tse Tung é a doutrina oficial do Partido Comunista da China. Através das reformas iniciadas por Deng Xiaoping em 1978, a definição e o papel da ideologia de Mao Tse Tung na China mudou de modo radical e tem hoje um papel meramente decorativo.

Uma das características do maoísmo que o distancia do leninismo é o voluntarismo, segundo o qual as condições objetivas da sociedade não são muito importantes para a revolução se as condições subjetivas, isto é, a vontade revolucionária do povo, estão presentes. Isso leva os maoístas a defender a insurreição armada como método de tomar o poder em todas as sociedades, e não só nas agrárias.

Nos países ocidentais há poucos teóricos maoístas de relevância. Uma exceção é o economista francês Charles Bettelheim, que influenciou os movimentos rebeldes da França nas décadas de 60 e 70 do s. XX, e publicou ensaios sobre a transição da fase socialista, um terreno pouco desenvolvido pelos teóricos marxistas. Mais recentemente, Bob Avakian, presidente do Partido Comunista Revolucionário, dos Estados Unidos, ganhou também uma posição de grande relevo pela sua produção teórica e pelo papel do próprio PCR.

 

2 3 2