Respostas

2013-11-14T11:26:09-02:00
Democracia anterior
- Democracia não é universal
-Excluía boa parte da população
-Escravos, mulheres, estrangeiros e menores de 18 não podia votar
- Participação direta de todos os cidadãos

Democracia atual
-Democracia universal
-Toda a população participa, e as pessoas com mais de 70 anos continua a exercer sua cidadania
-Democracia representativa
- mulheres e uma parte dos menores de 18 anos podem votar
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-11-14T12:29:25-02:00
Atualmente, quando definimos basicamente a democracia, entendemos que este seria o “governo” (cracia) “do povo” (demo). Ao falarmos que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.

Tomando o Brasil como exemplo, percebemos que a nossa democracia permite que uma parte dos menores de 18 anos vote e que as pessoas com mais de 70 anos continuem a exercer seu direito de cidadania. Além disso, a nossa constituição não prevê nenhum empecilho de ordem religiosa, econômica, política ou étnica para aqueles que desejem escolher seus representantes políticos. Até os analfabetos, que décadas atrás eram equivocadamente vistos como “inaptos”, hoje podem se dirigir às urnas
1 5 1