Respostas

2013-11-14T18:34:53-02:00
Acredito que para redigir um bom texto primeiramente precisamos de um tema e se esse tema é definido, TEMOS QUE SEGUI-LO.
No vestibular, temos a maior perda de nota justamente por saída do contexto.
Se o tema do ENEM fosse as manifestações no Brasil e suas consequências, poderíamos CITAR outros países que também tiveram lutas sociais, porém não concentrar o texto neles, entende?
Vi que está no Ensino Superior e portanto passou pela fase de vestibulando, no entanto essa dica permanece!

Algo bem visto é escrever de forma clara e concisa, sem "enrolar" o leitor, ou em bom português, "encher linguiça".
Seja breve e não necessariamente use palavras que nunca ninguém ouviu falar: saiba o significado certeiro de cada uma e manipule-as para si!

Conhecimento nunca é demais. Para fazer um texto argumentativo, precisamos obviamente de argumentos sólidos. E para fazê-los sem conhecer o tema? Como faz?

Em um texto descritivo, descreva o ambiente, as pessoas, a maneira destas. O leitor tem que sentir-se imerso na história e como bônus tem que gostar ou odiar os personagens. Ficar entediado ou indiferente é o que NÃO queremos em nossos escritos.

NÃO EXAGERE. Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo que odeiam José de Alencar?
Não desmerecendo-o, mas seus livros são muitas vezes descritivos DEMAIS e isso acaba cansando o leitor. Em Til, por exemplo, com o passar das páginas acostumamos com seu modo de escrever. Mas e se nosso texto tiver de ser realizado em 50 linhas?

Vírgulas são importantes, mas elas tem lugar certo para estarem. Achar que colocá-las em "pausas de respiração" é um erro fatal e quebra a continuidade.
Por exemplo, qual das 2 orações é lida melhor?

I - "Andei ontem, em um parque bonito, com pássaros, felizes, idosos, apaixonados."
II - "Andei ontem em um parque bonito, com pássaros felizes e idosos apaixonados."

Basicamente é isso. Espero ter ajudado de alguma forma.
1 5 1