Respostas

2013-11-15T07:42:03-02:00
Até onde sei,até o século XVlll o Brasil era pouco povoado,para fazer um curso era preciso ir ao exterior quase sempre em Portugal,só no começo de XlX com o desenvolvimento das cidades e autorização para o funcionamento de jornais e gráficas é que começou a se formar um público leitor  possibilitou a expansão da produção literária!
portugal
No ano de 1580,é significativo: assinala a morte de Camões,e marca o fim da autonomia politica no país com a morte de D.Sebastião,então Portugal passa a fazer parte do reino espanhol.Em 1940,portugal conseguiu se libertar do domínio espanhol e D. João IV,é coroado rei.em 1756 marca o fim  simbólico do barroco e inicio do arcadismo..

espero ter ajudado


2013-11-15T13:53:00-02:00
A arte Barroca surgiu no século XVII na Europa logo após o início da Contrarreforma, uma reação da Igreja católica à reforma protestante.
Como Portugal e Espanha, por terem colônias na América, a Contrarreforma teve uma força maior nessa região. O Barroco tem sua característica marcante a fusão da visão renascentista e medieval, gerando um conflito entre o antropocentrismo e o teocentrismo.

Como esse movimento tava no auge em Portugal, ele veio para o Brasil; tendo dois nomes principais na literatura, Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira; e um nas artes plásticas, Aleijadinho.