Respostas

A melhor resposta!
2013-11-16T09:49:43-02:00
A revolução praieira foi a última das revoltas regenciais. Aconteceu em Pernambuco e teve como causa o descontentamento das classes médias e baixas com o monopólio da elite agrária sobre a posse da terra,poder político e de renda. Baseava-se em ideias esquerdistas (bem presentes neste estado desde a rev. de 1817 e a Confederação do Equador) e era totalmente contra a ordem estabelecida(monarquica,aristocrática,conservadora). Foi duramente reprimida, e seu fim significou a consolidação da pacificação política promovida por D.Pedro II; isso somado a prosperidade econômica trazida pelo café possibilitou o alcance da estabilidade pela qual o período do segundo reinado é conhecido.
3 5 3
2013-11-16T10:24:53-02:00
A revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista.