Respostas

2013-11-16T16:46:41-02:00
X+y=20        x=20-y
x/2+y/2=8

20-y/2+20-y/2=8
10-y+10-y=8
20-2y=8
-2y=8-10
-2y=-2   (-1)
2y=2
y=2/2
y=1

x=20-y
x=19
São 1 coelho de 19 galinhas

Entao qual e a conta certa?
Não tem conta para essa questão, ela está mal elaborada, já vi uma questão dessa mas com valores diferentes: com o número de cabeças igual a 11 e o número de pés igual a 30. Você resolvia por sistema, assim como o Gabriel tentou fazer.
É pô não tem como com esse número de cabeças e pés, impossível.
20 cabeças e 58 pes
ahhh, entendido..
A melhor resposta!
2013-11-16T17:37:11-02:00
Vamos lá, se eu tenho o número de cabeças igual a 20 e o número de pés igual a 58.

Então X ( nº de coelhos ) + Y ( nº de galinhas ) tem que ser igual a 20, que é o número de cabeças.

Como coelhos tem 4 patinhas e as galinhas tem 2 perninhas então o X ( nº de coelhos ) * 4 patinhas + Y ( nº de galinhas ) * 2 perninhas tem que ser igual a 58.

Então, é só resolver o sistema linear.

x + y = 20
4x + 2y = 58

Vou resolver por substituição, x + y = 20 => x = 20 - y.
Substituindo na segunda equação para encontrar y o número de galinhas.

4(20-y) + 2y = 58 => 80-4y + 2y = 58 => -2y+80 = 58 => -2y = 58-80 => -2y = -22 (*-1) = 2y = 22 => y = 22/2 => y = 11

Agora é só encontrar o número de coelhos, voltando o valor de y na primeira equação.

x + 11 = 20 => x = 20-11 => x=8

Então, o número de coelhos é igual a 8 e o número de galinhas igual a 11.

I hope you like it.
1 5 1