Respostas

2013-11-17T14:17:08-02:00
Se a massa de molaridade dessas substâncias aumentarem, as forças de interação irão diminuir.

+MOL = -F.
2 2 2
2013-11-17T22:44:44-02:00

Existem forças de interação não somente entre os átomos de Hidrogênio e Oxigênio, mas também entre as partículas de H2O no estado sólido, líquido e gasoso.
 Estado sólido
Nesse estado, os átomos da substância se encontram muito próximos uns dos outros e ligados por forças elétricas relativamente grandes.  Eles não sofrem translação ao longo do sólido, mas encontra-se em constante movimento de vibração (agitação térmica) em torno de uma posição média de equilíbrio. Em virtude da forte ligação entre os átomos, os sólidos possuem algumas características, tais como o fato de apresentarem resistência a deformações.
Na natureza, quase todos os sólidos se apresentam em forma de cristais, isto é, os átomos que os constituem são organizados de maneira regular, numa estrutura que se repete ordenadamente ao longo do sólido, denominada rede cristalina. Exemplo: cristal no Cloreto de Sódio (sal de cozinha).
Uma mesma substância pode se apresentar em estruturas cristalinas diferentes. O diamante e a grafite são constituídos por átomos de carbono, distribuídos de maneira diferente, as propriedades destes sólidos são muito diversas. A geometria da molécula é um dos fatores que afetam as temperaturas de ebulição.
Alguns sólidos deixam de apresentar em sua estrutura interna, a regularidade dos cristais, isto é, seus átomos não estão distribuídos em uma estrutura organizada, sendo denominados sólidos amorfos. Exemplo, vidro, alguns materiais plásticos, o asfalto, etc.

Estado líquido
Os átomos de uma substância líquida se apresentam  mais afastados uns dos outros do que no estado sólido e, conseqüentemente, as forças de ligação entre eles são mais fracas. Assim, o movimento de vibração dos átomos se faz mais livremente, permitindo que eles sofram pequenas translações no interior do líquido. É por este motivo que os líquidos podem escoar com facilidade, não oferecem resistência à penetração e tomam a forma do recipiente onde são colocados.
Do mesmo modo que nos sólidos amorfos, os átomos, nos líquidos, não estão distribuídos ordenadamente. Portanto, quando um cristal passa para o estado líquido, a sua rede cristalina é desfeita.
 Estado gasoso
A separação entre os átomos ou moléculas de uma substância no estado gasoso é muito maior que nos sólidos e líquidos, sendo praticamente numa a força de ligação entre estas partículas. Por este motivo, elas se movimentam livremente em todas as direções, fazendo com que os gases não apresentem forma definida e ocupem sempre o volume total do recipiente onde estão contidos.
5 4 5
Obg, essa foi uma parte do meu trabalho, q eu ja tinha achado, mas preciso da interação entre particulas e substancias macromoleculares