Respostas

2013-11-19T02:36:03-02:00
Corresponde ao processo de transporte do pólen que é produzido na antera até o estigma, há diversas maneiras de polinização, de forma direta ou indireta.
Direta : Também conhecida como autopolinização, que leva a autofecundação, que leva o aparecimento de descendências homozigota. Algumas plantas possuem mecanismos para evitar a autopolinização como a dicogamia ( amadurecimento dos órgãos reprodutores em épocas distintas ), dioicia ( indivíduos que possuem sexos separados ), hercogamia ( uma barreira física separando o androceu do gineceu), heterostilia ( os estames possuem filetes curtos e estiletes longos ) e a autoesterilidade ( a flor é estéril ao pólen que ela mesmo produz).
Indireta : É transportado da antera de uma flor ao estame de outra, leva à fecundação cruzada, consequentemente à produção de descendência heterozigota, que são indivíduos mais adaptados para sobreviver. Tipos de polinização cruzada : entomofilia ( através de insetos ) , ornitofilia ( através de pássaros ) , anemofilia ( através do vento ) , quiropterofilia ( feita por morcegos) , hidrofilia ( através da água ) .

Isso ai e um pouco sobre a polinização das angiospermas que eu sei. Espero ter ajudado, :]