Respostas

2013-11-20T11:23:21-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Existem os contras: O Petróleo é nosso, deve continuar no território.. A lucrativa da Petrobrás gera lucros que são revertidos em prol da população.
Mas existe um dos principais prós: O preço do combustível pode diminuir, observamos como em outros países - onde o preço do combustível é baixíssimo se comparado ao Brasil.

Mas as opiniões não são unânimes, uns são contras e outros são a favor.
1 4 1
A melhor resposta!
2013-11-20T11:28:13-02:00
Vamos pontuar um argumento favorável e outro contrário - mas lembre-se que nesse aspecto, os argumentos são muitos dos dois lados.

Sim, a Petrobrás deveria ser privatizada, assim com foi a Vale, pois deste modo a empresa sairia do controle político e seria administrada segundo as regras do mercado , de eficiência dos serviços - menos cabide de emprego para políticos, menos corrupção administrativa e geração de mais impostos ao Estado. veja como os serviços privatizados (telefonia) são melhores na mão do mercado!

Não, assim como muitas empresas de setores estratégicas ao redor do mundo, se a Petrobrás fosse privatizada o Estado brasileira não teria mais controle imediato sobre as reservas de petróleo, que são absolutamente estratégicas no cenário internacional, além de prevalecer menor investimento em desenvolvimento tecnológico nacional caso os empresários decidam apenas absorver tecnologia externa - imagine o mundo em guerra e a Petrobrás nas mãos de investidores de nações inimigas (?).

Enfim, ambos os argumentos são também questionáveis, porém são válidos para a reflexão. Os prós e contra existem.
2 5 2