Disponível em : < http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/10/01/sp-mg-e-pr-dominam-ranking-de-sanea.... Acesso em: 27 out. 2013
. Pelo ranking, as dez condições mais adequadas de saneamento básico estão nas cidades de Uberlândia (MG), Jundiaí (SP), Maringá (PR), Limeira (SP), Sorocaba (SP), Franca (SP), São José dos Campos (SP), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Curitiba (PR).
II. As dez piores são Ananindeua (PA), Santarém (PA), Macapá (AP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA), Porto Velho (RO), Duque de Caxias (RJ), São Luís (MA), Teresina (PI) e Aparecida de Goiânia (GO).
III. Cidades dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná lideram o ranking dos cem municípios com as melhores condições de saneamento básico no Brasil. Em contrapartida, as regiões Norte e Nordeste, no geral, têm os piores índices.
IV. Das 100 cidades avaliadas, Duque de Caxias é a única cidade do Sudeste na lista das piores. A cidade que oferece saneamento básico mais adequado é Uberlândia, enquanto que a pior é Ananindeua, no Pará.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
II e IV
II, III, IV
I, III e IV
I, II e III

2

Respostas

2013-11-20T12:21:26-02:00
A primeira alternativa está correta. 

I. Cidades do eixo centro-sul com melhores indicadores, segundo o ranking.
III. Cidades do eixo norte-nordeste, em geral, nas piores colocações.
III. O trecho em questão sintetiza e contextualiza corretamente as afirmativas anteriores.
IV. O texto informa sobre uma exceção à regra e confirma os picos do ranking. 

Observação: o link está incompleto. 
2013-11-21T11:25:06-02:00
I, II, III e IV estão corretas