Contemporaneamente para se referir aos fenômenos coletivos um conhecido autor Melucci prefere falar em redes de movimentos do que em movimentos sociais. No seu entender, a ideia de rede reflete melhor a forma de ser e de se expressar dos movimentos "uma rede de pequenos grupos imersos na vida cotidiana que exige que as pessoas se envolvam na experimentação e na prática da inovação cultural". Com base nas leituras sobre redes de movimentos, analise as afirmações a seguir destacando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Redes de movimento são ações coletivas em que os seus participantes possuem uma identificação virtual de suas demandas políticas e desenvolvem estratégias por meio das redes sociais de amplo alcance lutando pelos seus direitos trabalhistas.

( ) A definição de rede inclui tanto as organizações ‘formais’, como também a rede de relações ‘informais’ que conectam indivíduos e grupos chaves em uma área mais extensa de participantes e ‘usuários’ de serviços e bens culturais produzidos pelo movimento.

( ) Os movimentos sociais contemporâneos não lutam meramente por bens materiais ou para aumentar sua participação no sistema. Lutam por projetos simbólicos e culturais, por um significado e uma orientação diferentes da ação social. Criam novas linguagens, novos códigos, novos símbolos e valores que aos poucos vão sendo incorporados nas práticas sociais dos atores situados nas diferentes esferas da vida social.

( ) As organizações formais, ou seja, aqueles movimentos sociais que possuem estrutura e registros institucionais tais como: estatuto, regimentos e demais certidões junto aos órgãos públicos, são conhecidos como Redes de Movimento, tendo em vista que abrigam as conhecidas ONGs.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

F;V;V;F

F;F;V;F

V;F;F;V

F;F;V;V

V;V;F;F

1

Respostas

2013-11-21T00:32:57-02:00
Resposta correta: F;V;V;F
6 5 6
certo , obrigada ;)
ta certo obg........... @@@@@@