um pedreiro foi contratado para fazer um serviço. no primeiro dia ele fez dois nonos do serviço, no segundo dia ele fez o dobro do que havia feito no primeiro dia. nesses dois dias, ele já fez mais ou menos que a metade do serviço contratado?

2

Respostas

2013-11-20T21:59:03-02:00
1º dia:2/9
2º dia : 2. 2/9= 4/9

2/9 + 4/9 = 6/9 Mais da metade
A melhor resposta!
2013-11-20T22:09:57-02:00
Essa questão tende à ser raciocinada.
Como o problema da os dados em fração, você tem que saber como faz as frações, qual o valor delas.

Para saber o valor de uma fração, é só dividir o númerador (CIMA) pelo denominador(BAIXO).

Exemplo:  \frac{4}{2} = 2

Pois, 4 dividido por 2 é oito. Certo?
Então... o exercício nos fala que no primeiro dia, o pedreiro trabalhou dois nonos,  \frac{2}{9} e no segundo o dobro, para fazer o dobro de uma fração, você conserva o denominador (BAIXO) e faz a multiplicação do de cima, no caso, numerador; então o dobro é:  \frac{4}{9}

Dividimos os dados, teremos os seguintes resultados.

Primeiro Dia :  \frac{2}{9} = 0,22

Segundo Dia:  \frac{4}{9}=  0,44

O trabalho inteiro seria,  \frac{9}{9} , logo, 9 dividido por 9 é igual a 1.

Agora pensamos; metade de 1 é...? 0,50
Somaremos os dois dias; 0,22 + 0,44, obteremos: 0,66.
0,66 é maior que a metade, então, consecutivamente o pedreiro realizou mais da metade do serviço contrato.

Espero que você consiga entender,  obrigado.
1 5 1
sim obrigado, mas 4 dividido por 2 n é 8 kkk