O fazendeiro Lobato foi á feira. Ele vendeu 3 vacas,5 ovelhas,7 bodes e 11 galinhas por R$980,00. Cada bode valeu três vezes o preço de uma galinha, metade do preço de uma ovelha e somente um quarto do preço de uma vaca. Quanto ele recebeu por cada bode ?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-04-11T11:08:49-03:00

Olá canatha, sendo:

 

a = vaca

 

b = ovelha

 

c = bode

 

d = galinha

 

Temos:

 

3a+5b+7c+11d=980

 

Pelo enunciado:

 

c=3d=>d=\frac{c}{3}

 

c=\frac{b}{2}=>b=2c

 

c=\frac{a}{4}=>a=4c

 

Substituindo na primeira equação:

 

3a+5b+7c+11d=980

 

3(4c)+5(2c)+7c+11(\frac{c}{3})=980

 

12c+10c+7c+\frac{11c}{3}=980

 

29c+\frac{11c}{3}=980  ( Fazendo MMC e isolando "c" )

 

c=\frac{2940}{98}

 

\boxed{\boxed{c=30}}

 

 

2 3 2
2013-04-11T12:12:21-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

3v + 5o + 7b + 11g = 980

b = 3g --> g = b/3

b = o/2 --> o = 2b

b = v/4 --> v = 4b

 

3.4b + 5.2b + 7b + 11.b/3 = 980

12b + 10b + 7b + 11b/3 = 980 .(3)

36b + 30b + 21b + 11b = 2940

98b = 2940

b = 2940/28

b = 105

2 5 2