Respostas

A melhor resposta!
2013-11-21T01:08:39-02:00
A)  a medida  x  indicada


Bom, temos um ângulo (30°) e o cateto adjacente (300cm), precisamos descobrir o valor de x (cateto oposto):

tangente30° = cateto oposto / cateto adjacente

 \frac{ \sqrt{3} }{3} = x / 300

 \frac{ \sqrt{3} }{3} . 300 = x x = 100 \sqrt{3}




b) 

bom, aqui já temos o valor de x (100√3) e um ângulo (60°), precisamos calcular o y 

tangente de 60° = √3

√3 = 100√3 / y
y√3 = 100√3
y = 100√3 / √3

racionalizando:

y = 100.3 / 3 
y = 300 / 3
y = 100 cm

c)

veja que o segmento AD é 300cm - y, ou seja:

300 - 100  = 200 cm
1 5 1
2013-11-21T01:10:36-02:00
A) tg 30º = x/300  
      \sqrt{3} /3 = x/300 
     3x= 300  \sqrt{3}  
     x= 100  \sqrt{3} cm

B) tg 60º = y/ 100  \sqrt{3}
      \sqrt{3} = y/  \sqrt{3}
     y= 100 cm

C) 300 - 100 = 200 cm 
1 5 1