Comparando o grau de acidez (pH) das cavidades dos órgãos estômago e duodeno , percebe-se grande diferença de valor .Quais são, respectivamente ,os valores aproximados de PH em cada um desses órgãos ? Explique a importância dessas condições em cada local e os mecanismos responsáveis pela manutensão de tais PH.
( olha ta valendo muitos pontos preciso de uma resposta correta e não muito grande )

1

Respostas

2013-11-21T13:11:32-02:00
PH estômago = 2,0, a importância desse pH é pra ativação da pepsina (que tá na forma inativa de pepsinogênio) que é ativada pelo HCl, a pepsina é uma enzima proteolítica (digere proteínas em peptídeos) que só atua em um meio altamente ácido. Então, no estômago é para a quebra de proteínas a importância. 
Do duodeno contém o suco entérico que tem o pH de 6,5 a 7,5, ele ao perceber a chegada do bolo alimentar produz secretina, que estimula o pâncreas a secretar o suco pancreático, que é rico em bicarbonato e que tem por finalidade reduzir a acidez do bolo alimentar para garantir que as enzimas pancreáticas façam sua função, sendo que elas funcionam apenas em pH ligeiramente alcalino e neutro.