Leia:

O mundo árabe continua em um estado fluido, no qual mesmo imprevistos de menor porte podem ter desdobramentos imprevisíveis e incontroláveis. E imprevistos não faltarão, como mostram os últimos incidentes em Gaza e na fronteira entre Israel e Egito, às vésperas da ofensiva diplomática palestina para obter reconhecimento de seu Estado pela ONU. Os ataques em Eilat demonstraram que o Cairo não controla inteiramente seu território, mas a resposta de Israel, ainda que violenta, foi relativamente contida. Benjamin Netanyahu convenceu seu gabinete a aprovar uma trégua e certa cooperação indireta com o Hamas para evitar uma escalada, argumentando que o país não tem legitimidade para uma operação em grande escala em Gaza. Não se brinca com fogo quando a gasolina está vazando por toda parte.

(COSTA, Antonio Luiz M. C. Costa - Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.enemvirtual.com.br/conflito-libia/ Acesso em: 26 de setembro de 2011)

O texto apresenta um dos maiores conflitos políticos da atualidade no cenário internacional. Sobre esta temática assinale a opção correta com base nos acontecimentos da última Assembleia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas, em setembro de 2011:

I - O Conselho de Segurança da ONU teve que se reunir a portas fechadas para analisar a solicitação feita pela Palestina em ser aceita como Estado membro das Nações Unidas, tendo em vista que não há consenso entre os países-membro sobre o reconhecimento do Estado Palestino.

II - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, posicionou-se favorável à solicitação da Palestina em tornar-se Estado membro da ONU, contrariando a negativa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

III - Na atualidade, a Palestina é reconhecida unicamente como entidade permanente observadora na ONU, por isso é convidada a participar observando das sessões e dos trabalhos da Assembleia Geral e a manter uma missão permanente e um embaixador.

IV - O Estado de Israel é um dos que mais defende a aceitação da Palestina como país-membro da ONU, o que contraria a posição do Brasil, que recusa tal pedido da mesma forma que os Estados Unidos.

Estão corretas somente:

1

Respostas

2013-11-21T18:07:55-02:00
Sao mais que uma assinaladas?