Respostas

2013-11-21T18:14:51-02:00
Ostracismo era uma forma de punição política empregada inicialmente pelos atenienses. Significava a expulsão política e o exílio por um período de 10 anos. Seus bens ficavam à disposição do Estado e tornava-se como estrangeiro. Foi decretada em Atenas no ano de 510 A.C. por Clístenes e foi posto em prática no ano 487 A.C. como luta contra a tirania.

O político que houvesse proposto projetos e votações para auto beneficiar-se ou para retonar para a tirania era candidato certo ao ostracismo.

O primeiro político punido com o ostracismo foi Hiparco e mais tarde os políticos Megacles, Jantipo ( pai de Péricles ) e no ano 482 A.C. foi a vez de Aristídes. Ao que parece o último punido foi o demagogo Hipérbolo no ano 417 A.C.

A votação era feita inicialmente pela assémblia de Atenas. Se a votação trazia como resultado voto favorável ao ostracismo do político então uma votação pública era feita dois meses mais tarde. Se o resultado final fosse confirmado o político tinha 10 dias para deixar a cidade. Poderia voltar depois de 10 anos ou se outra assembléia seguida de votação pública trouxesse perdão.
2 4 2