Respostas

2013-11-22T19:36:55-02:00
Pronome pessoal do caso é uma clase de pronomes que aponta para algum participante da situação de fala e que são usados como sujeito da oração. São oito os pronomes pessoais do caso reto: 


Singular 
Eu; 
Tu; 
Ele; 
Ela; 

Plural 
Nós; 
Vós; 
Eles; 
Elas. 
Os pronomes do caso  diferem dos do caso oblíquo pelo uso. Enquanto aqueles são usados somente como sujeito, esses são usados como complemento (repare que nós, vós, eles e elas podem ser tanto do caso reto quanto do oblíquo). O fato de certas construções permitirem o pronome pessoal do caso reto após preposição muitas vezes torna seu uso confuso. 

Exemplo: Ele emprestou o livro para mim ler. 
Nesse caso, apesar de o pronome estar após uma preposição, ele não é complemento, e sim sujeito do verbo ler. Nesse caso, deve ser usado o pronome pessoal do caso reto: 

Exemplo: Ele emprestou o livro para eu ler. 
Outra dúvida freqüente é a contração do pronome com a preposição de quando esta rege o verbo: 

Exemplo: Está na hora dele ir embora. 
Embora na linguagem coloquial essa construção seja comum, a norma padrão recomenda que não haja a contração, visto que o pronome em questão é o sujeito da oração. 

Exemplo: Está na hora de ele ir embora.
 pronomes pessoais podem exercer a função de sujeito de uma oração. Jamais podem ser usados depois de uma preposição. Exemplo: entre mim e você.(correto). E não "entre eu e você" ,q é errado. Os pronomes pessoais são: 
eu, tu ,ele ou ela, nós , vós, eles ou elas. 

Ospronomes obliqüos exercem a função de objeto direto ou indireto numa oração. 
Exemplo: Esse deu a bola pr ti. 
Jamais devem ser usados antes de um verbo no infinitivo.Exemplo: deixe para mim falar.(errado). O correto é: Deixe para eu falar. Os verbos no infinitivo são aqueles q terminam em ar, er, ir, or. 
Os pronomes obliqüos são: 
me, mim, te, ti, lhe, lha, o, a nos, vós, eles,elas, os, as. Podem ser unidos à preposição com; Exemplo: Vem comigo. Ou: Vem com eles. (nesse caso "eles" é pronome obliqüo, pois vem depois da preposição. 
Espero ter ajudado. ;*