Respostas

A melhor resposta!
2013-11-21T21:23:22-02:00
O sistema digestório é responsável por obter os nutrientes dos alimentos ingeridos para as diferentes funções do organismo. Sua extensão inicia na boca e termina no ânus, confira nesta publicação, resumidamente, as principais etapas do aparelho digestivo no corpo humano. 1. Boca 
É o primeiro órgão do aparelho digestivo.
Possui duas estruturas importantes para a digestão: língua e dentes.

2. Faringe
É um órgão comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. Isso quer dizer que, pela faringe, tanto pode passar o ar durante a respiração, como os alimentos na digestão.
O fluxo de ar ou de alimentos é controlado por uma cartilagem chamada epiglote. Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago. 3. Esôfago
É um tubo dotado de movimentos peristálicos que liga a faringe ao estômago.
Esses movimentos são ondulados e de contração e permitem que os alimentos sejam empurrados ao longo do tubo digestivo para serem transformados. O movimentos ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão. 4. Estômago
É um alargamento do tubo digestivo, formando uma espécie de bolsa, onde ocorrem transformações químicas nos alimentos. Comunica-se com o esôfago através de uma região chamada cárdia. É ela que permite a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago. A comunicação do estômago com o intestino ocorre através de uma região denominada piloro.
O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico, que é um líquido formado por substâncias importantes para a digestão. Internamente, o estômago é revestido por uma mucosa, que é uma membrana capaz de produzir uma substância chamada muco. O muco serve para proteger as paredes do estômago contra a ação do ácido clorídrico. Quando essa proteção não é perfeita, por falta de muco ou pelo excesso de ácido, este ataca as paredes do estômago, provocando o aparecimento de uma espécie de ferida, chamada úlcera gástrica. Gastrite é o nome que se dá à inflamação do estômago. Pode ser causada por alimentos cáusticos (como pimenta), álcool, medicamentos irritantes, mastigação insuficiente, etc. 5. Intestino
É um tubo com cerca de 9 a 10 m de comprimento, dobrado dentro do ventre, onde ocorrem as transformações finais da digestão e a absorção dos alimentos.
5.1 Intestino Delgado
Divide-se em duas partes: duodeno e jejuno-íleo. O duodeno tem um comprimento equivalente a doze dedos, vindo daí o seu nome. O restante do intestino delgado é formado pelo jejuno-íleo.
5. 1. 1. Vilosidades Intestinais
Internamente, o intestino delgado possui minúsculas elevações chamadas vilosidades intestinais, cuja função é absorver os alimentos após a digestão. As vilosidades possuem, em seu interior, vasos sangüíneos e linfáticos que recolhem os alimentos transformados.
5. 2. Intestino Grosso
O intestino grosso divide-se em três partes: ceco, cólon e reto.
Reto:  É a região final do intestino grosso e que termina num orifício chamado ânus pelo qual as fezes são eliminadas. Sistema respiratorio Resumindo::com o auxilio de músculos o ar é puxado, entra nas narinas que possuem pelos para filtrar o ar, passa pela laringe e faringe(nessa área existe uma válvula chamada epiglote que durante a alimentação ou deglutição de líquidos se fecha para evitar que alimentos entrem no sistema respiratório, se isso acontecer a pessoa se "engasga" ou fica com falta de ar por pouco tempo), vai para a traquéia e brônquios penetrando nos pulmões e se transformando em alvéolos e estruturas cada vez menores, ai o sangue deixa o gás carbônico que já vem do corpo para ir para fora e recolhe o oxigênio para espalha-lo pelo corpo (células).


no meu trabalho escolar eu tirei nota máxima!!!
4 4 4
2013-11-21T21:37:11-02:00
   O Sistema Digestório
Função: Ele é responsável pela digestão dos alimentos que engerimos e pela observação dos nutrientes.
Orgãos Principais: Grândulas salivares,faringe,esôfago,estômago,fígado,pâncreas intestino grosso e intestino delgado.

O Sistema Respiratório 
Função: Responsável pela entrada e saída do ar no nosso corpo,pela absorção do gás oxigênio e eliminação do gás carbônico. 
Principais Orgãos: cavidade nasal,faringe,brônqueos,traquéias,bronquiolos e pulmão.