Respostas

2013-11-21T21:18:05-02:00
Democracia

Em 1994, quando o Brasil ganhou o tetracampeonato na Copa dos Estados Unidos, os jogadores se envolveram em uma encrenca. Na volta para o Brasil, a comissão técnica entrou no país sem declarar produtos que foram comprados durante a viagem. O escândalo ficou conhecido como “voo da muamba” e dirigentes da CBF tiveram que pagar multa sobre o dinheiro do imposto.

Depois do fracasso de 1998, quando o time “apagou” na final contra a França, a seleção de 2002 chegou ao pentacampeonato na Copa Japão-Coreia. O então presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu publicamente a convocação de Romário para a seleção, mas não foi ouvido pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Apesar da rusga, após a vitória, a seleção foi ao Planalto e a imagem de Vampeta descendo a rampa do Planalto a cambalhotas se tornou clássica.

Lula até tentou convencer Dunga a convocar os santistas Ganso e Neymar, mas não teve sucesso. Em 2006, o presidente já havia palpitado, ao questionar se o fenômeno Ronaldo não estava muito gordo para a competição. Apesar das famosas comparações entre política e futebol e do fanatismo pelo esporte, o corintiano Lula ainda não conseguiu comemorar uma Copa como presidente e emplacar suas sugestões para a convocação da seleção.
1 4 1