Respostas

2013-04-11T16:55:53-03:00

depois da Primeira Guerra, a Europa ja nao era a mesma. Havia perdido a influencia no mundo. Mergulhava rapidamente em uma crise que duraria ate as vesperas de outra guerra: A Segunda Guerra Mundial.

Alemanha teve quase 2 milhoes de mortesA França e a Inglaterra, juntas mais de 2 milhões. A Russia, incluindo a fase da guerra civil, perdeu perto de5 milhões de habitantes. Enfim, a quantidade de mortos fazia qualquer outro conflito anterior parecer uma pequena batalha perto da carnificina provocada pela Primeira Guerra Mundial.

Os prejuízos materiais eram incalculáveis. O comércio estava praticamente a zero. Somente os países que ficaram distantes do palco da guerra, como osEstados Unidos e o Japão, conseguiram tirar proveito do comércio europeu. Também para a America Latina o conflito trouxe alguns beneficios.

A Primeira Guerra Mundial foi o prenúncio da crise total que se abateu sobre a Europa, ao mesmo tempo que marcou a mudança do centro das decisoes para o outro lado do Atlantico. Tambem acirrou as contradições do capitalismo, a ponto de provocar o aparecimento de uma nova forma de sociedade: asocialista.

 

Historia e Saúde

A Primeira Guerra Mundial, considerada um dos mais sangrentos episodios da história da humanidade, é vista por muitos historiadores como um marco no nascimento do mundo moderno. Mas o nascimento desse mundo moderno custou muito em termos de vidas. No total as estimativas variam entre 9 e 10 milhões de mortos. A maioria esmagadora dos soldados era formada por jovens. Muitos desses jovens eram estudantes de Oxford e Cambridge , as mais famosas universidades inglesas.

Porém não só as balas e as bombas mataram durante  os conflitos. A epidemia da chamada gripe espanhola chegou a matar muito mais do que a luta. Veja o exemplo: os Estados Unidos, que se envolveram na guerra só depois de 1917, tiveram cerca de 115 mil soldados mortos, mas a gripe espanhola matou mais de 500 mil americanos.

1 3 1