Respostas

2013-11-21T23:14:03-02:00
A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, próximo ao de El Salvador.
A região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia. Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1549. Desde o início, foi criado o governo-geral no país com a posse de Tomé de Sousa. O Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.
2 4 2
A melhor resposta!
2013-11-21T23:19:41-02:00
O nordeste é um estado que retrata bem a diversidade cultural existente no Brasil. O povo nordestino é uma mistura de africanos, portugueses e indígenas. A região é conhecidas pelos seus ritmos: samba de roda, frevo, xote, baião, forró. O artesanato é bastante relevante com suas redes tecidas ou bordadas. Na culinária também há diversidade: acarajé, vatapá, carne de sol. baião de dois, buchada entre outras. Uma das maiores festas brasileiras é o São João, que ocorre geralmente em junho. Caruaru e Campina Grande se destacam por suas festas juninas atraindo visitantes de todos os lugares. O nordeste é o puro retrato do país que apresenta diversidade e beleza.
3 4 3