Um árabe deixara 35 camelos de herança para seus três filhos: 1/2 para o mais velho, 1/3 para o do meio e 1/9 para o outro.
Não conseguindo dividir 35 por 2, nem por 3, nem por 9, os irmãos começam a brigar.
Um viajante que passava pelo local resolveu o problema da seguinte maneira: primeiro, deu um dos seus camelos aos três irmãos.
A herança passou a ser, então, 36 camelos. O mais velho recebeu 1/2 de 36, ou seja, 18 camelos; o do meio recebeu 1/3 de 36, ou seja, 18 camelos; o do meio recebeu 1/9 de 36, ou seja, 4 camelos (18 + 12 + 4).
O viajante pegou de volta o seu, escolheu o melhor camelo da herança e, feliz, prosseguiu sua viagem: além de resolver o problema dos 3 irmãos, ele ainda saiu ganhando um camelo.

Para esclarecer esse mistério, responda:
a) Se o árabe tivesse deixado 1/7 dos 35 camelos para cada filho quantos dos 35 camelos ficariam "sem dono"?

b) Se o árabe tivesse deixado 1/5 dos 35 camelos para cada filho, quanto dos 35 camelos ficariam sem "dono"?

c) Para que uma parte da herança não fique sobrando, quanto deve dar a soma das três frações destinada aos filhos? Isso acontece no problema?

d) Que fração da herança estava "sem dono"?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-22T12:06:36-02:00
A) 1 de 35 é 5.
    7
Neste caso, para os 3 filhos, o árabe teria deixado 15 camelos. Logo, 20 camelos ficariam "sem dono".

b) 1 de 35 é 7
    5
Neste caso, para os 3 filhos, o árabe teria deixado 21 camelos. Logo, 14 camelos ficariam "sem dono".

c) A soma das três frações deve dar 1, ou seja, uma fração como 12 ou 15.
                                                                                                12      15

Isso não acontece no problema:
1 + 1 + 1 = mmc (2,3,9) = 18  9  +  6  +  2  = 17  (que é menor que 1)
2    3    9                              18     18    18    18

d) O árabe havia deixado para os filhos:
 17 da herança. Logo,  1    da herança estava "sem dono."
18                             18     

Espero ter ajudado.
5 4 5
2013-11-22T13:02:10-02:00
A)Como são três filhos, e se cada um recebesse  \frac{1}{7} que é igual a cinco, somaram ao total de 15, estão os que ficaram sem dono foram: 30-15=20

B) Um quinto de 35 é igual a 7, como são 3 filhos são 21 camelos, e ficaram 14 sem dono.

C) Deveria dar 18/18 pois e o mmc de 2,3,9 (dica se tiver um numero primo que é o numero que só divide por um e por ele mesmo é so multiplicar)

D)
1/18 ou 2/36, pois:

1/2 de 36=18
                    +
1/3 de 36=12
                    +
1/9 de 36=4
total= 34

Espero ter ajudado!

2 5 2