10 pontos para cada questão. Quero tudo bem explicado.
1) Em que número pensei?
Pensei em um número e multipliquei-o por 12. Obtive 204. Em que número pensei?

2) Existe divisão por zero? Considere 6 : 0.

3) Na divisão de um número natural por 15, o resto é 10.
a) Dê três exemplos de divisões com essa.
b) Quantas divisões se encaixam na situação apresentada.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-22T12:30:52-02:00
1) Para encontrar o número do qual partimos, fazemos o caminho inverso: em vez de multiplicar por 12, devemos dividir por 12.
Resposta: Pensei no número 17. Vamos conferir?
17 x 12 = 204

2) Não existe divisão por zero.
O resultado dessa divisão deveria ser o único número que, multiplicando por 0, dá 6.
No entanto, não existe número assim.
Conclusão: é impossível efetuar 6 : 0.

Também é impossível efetuar 0 : 0.
Seu resultado deveria ser o único número que, multiplicando por 0, dá 0.
No entanto, todo número multiplicado por 0 dá 0. Existem assim infinitos valores onde deveria haver um só.

Curiosidade: Digite 6 : 0 na calculadora e aperte a tecla =. Veja o que acontece.

3) a) 25 |15         40 |15            55 |15            
       10   1          10  2              10  3

b) Infinitas.
Para obter o dividendo, é só escolher um número natural, multiplicá-lo por 15 e, depois, somar 10.

Espero ter ajudado.
1 5 1
2013-11-22T12:43:13-02:00
1 )
12x=204\\x= \frac{204}{12} \\x=17

O número pensado é o 17.

2 ) 

Não existe   6 | 0    que número multiplicado por 0 que vai resultar em 6 .No caso é indefinido .


a )

100 |15          115 |15             130 | 15  
90      6         105      7          120   8 
10                   10                   10

b )

Infinitas 
No caso se você multiplicar  o divisor 15 pelo número x e adicionar 10  sempre resultara na condição.

(15.x)+10