Eu tenho R$ 24,00 para comprar alguns salgados em certa casa de lanche. Falta-me R$ 1,20 para comprar 6 bolinhos de bacalhau e 4 empadas. Entretanto, se eu comprar 4 bolinhos de bacalhau e 6 empadas, ainda terei R$ 0,20 de troco. Então o preço do bolinho de bacalhau, nessa casa, em reais, é
a) 2,80
b) 2,10
c) 1,86
d) 1,54

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-23T16:39:57-02:00
Bolinho = B 
Empada = E 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 

1ª Situação

Se lhe faltam 1,20 , então quer dizer que com 25,20 eu poderia comprar 6B e 4E 

2ª Situação: 

Se lhe sobram 0,20 , então quer dizer que com 23,80 eu poderia comprar 4B e 6E 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
Agora monto o sistema: 

{ 6B + 4E = 25,20 
{ 4B + 6E = 23,80 

Resolvendo pela Regra de Crâmer: 

D = 
| 6 4 | 
| 4 6 | 

D = 36 - 16 = 20 

DB = 
| 25,20 4 | 
| 23,80 6 | 

DB = 6*25,2 - 4*23,8 = 151,2 - 95,2 = 56 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 

B = DB / D 

B = 56 / 20 = 28 / 10 

B = 2,80 

Bolinho = R$ 2,80 

=>>> Opção A 
2 3 2
2013-11-23T16:44:09-02:00
Irei representar:
Bolinho= B
Empada= E

6B+4E=25,20
4B+6E= 23,80

Resolvendo por Crâmer, temos:
D=
|6 4|
|4 6|
D= 36- 16=20

DB=
|25,20,4|
|23,80,6|

DB= 6x25,2-4x23,80
DB=151,2 - 95,2
DB=56

B=DB/D
B=56/20
B=2,80

Sendo assim, o preço do bolinho de bacalhau  é R$2,80.
Alternativa A.

1 1 1