Considere a notícia a seguir:


A loja de roupas Marisa, que tem como slogan a mensagem "de mulher pra mulher", recebe críticas nas redes sociais nesta terça-feira (29). A sua loja virtual da empresa vendia uma camiseta masculina com os dizeres "great rapers tonight". A tradução para o português é: "grandes estupradores desta noite".

Em nota para imprensa, a Marisa informou que houve um erro de grafia. Na realidade, a empresa queria dizer "great rappers tonight", ou seja, "maiores rappers desta noite". Assumindo o erro, a empresa disse que determinou a retirada imediata de todas as peças das lojas. Ainda de acordo com a empresa, os clientes que compraram a camisa com o erro de grafia podem se dirigir a qualquer loja com a camiseta, independentemente do estado dela, que ela será substituída por outro produto do mesmo valor ou pela devolução do valor em dinheiro.

O erro passou despercebido pelos departamentos da empresa, mas não pelos internautas. A imagem da camisa e as postagens negativas a respeito foram compartilhadas diversas vezes nas redes sociais. No twitter, os internautas debocham e criticam o erro: "Lojas Marisa: o Google Translator tá aí pra ajudar na próxima vez!", postou Julia Petit. O usuário Marcelo, brincou: "Estupradores que agem durante o dia saem em protesto contra Marisa". A camiseta estava sendo vendida de forma promocional no site a R$ 9,90 e é destinada ao público infanto-juvenil.

Disponível em: http://www.otempo.com.br/cidades/camisa-da-marisa-com-erro-em-ingl%C3%AAs-gera-repercuss%C3%A3o-nas-redes-sociais-1.738414> Acesso em: 20/10/2013.

A partir da análise da notícia acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Um erro passível de passar despercebido por boa parte dos consumidores da empresa obteve uma grande e negativa repercussão junto ao público em geral e formadores de opinião.

PORQUE

II. A capacidade de distribuição e replicação da informação via redes sociais, potencializou o erro cometido pela empresa.

2

Respostas

2013-11-23T16:47:21-02:00
Esse pode ser considerado um pequeno erro em vista à opinião da empresa, mas em uma sociedade como a nossa que gira em torno a tecnologia e o novo mundo virtal, facilmente esses pequenos erros são notados de uma maneira surpreendente!
A melhor resposta!
2013-11-23T19:03:33-02:00
I e II são verdadeiras, e a II justifica a I
2 5 2
Obrigado Cassia
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Não por isso Peroniaraujo.
Obrigado
De nada!!