Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-11-23T17:59:52-02:00
Dados:
r =  \frac{1}{4}
a17 = 21
a1 = ?

sabendo que:
an = a1 + (n -1).r

logo:
a17 = a1  + (17 -1). \frac{1}{4}
21 = a1 + 16. \frac{1}{4}
21 = a1 + 4
a1 =21 - 4
a1 = 17

Resposta: o primeiro termo é 17
5 5 5
2013-11-23T18:54:31-02:00
An= a1=(n-1).r, então

21 = a1 + (17 - 1) . 1/4

21 = a1 + 16. 1/4

21 = a1 + 4 

21 - 4 = a1

a1 = 17
1 5 1