Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/12/criacao-de-empregos-com-carteira-tem-pior-resultado-desde-2009.html Transcrição da manchete disponível no site do JN: Criação de empregos com carteira tem pior resultado desde 2009 Na quarta-feira (19/12), no Jornal Nacional, o gráfico atrás da apresentadora Patrícia Poeta mostrava a criação de 1,77 milhão de empregos até agora, em 2012. Considerada a pindaíba econômica do mundo ocidental, qualquer cidadão de outro país olharia com inveja para cá. Mas na Globo não é assim: toda notícia que venha do governo tem que ser “negativada”. Foi o que fizeram. Este foi o texto lido pela apresentadora: “A criação de empregos com carteira assinada, este ano, foi 23% menor do que em 2011. É o pior resultado desde 2009. Mas, isoladamente, os números de novembro mostram um aumento de quase 8% no emprego formal.” Quem estivesse jantando nessa hora sem olhar para a TV não veria o gráfico e faria juízo sobre a informação apenas com o que estivesse ouvindo. Desta vez mudaram a técnica: deram a notícia positiva de forma negativa, e no fim veio o “mas” positivando parcialmente os fatos. Disponível em:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed726_tv_manipula_noticia_sobre_criacao_de_empregos Sobre o artigo acima é correto o que se afirma em:

a) Em busca de audiência o Jornal Nacional afirma sua liderança com a veiculação de matérias positivas sobre o governo federal.

b) O Jornal Nacional aponta com cuidado os dados do aumento do desemprego no país visando não gerar uma crise no mundo ocidental.

c) Verifica-se no exemplo dado uma linha editorial direcionada a destacar o lado negativo de um fato em detrimento do lado positivo.

d) A jornalista Patrícia Poeta jamais anunciaria uma notícia que pudesse gerar mal estar entre as organizações Globo e o governo federal.

e) Há uma linha editorial completamente independente e imparcial no Jornal Nacional.

1
alguem pode me ajudar ?

Respostas

2013-11-24T00:40:09-02:00
Verifica-se no exemplo dado uma linha editorial direcionada a destacar o lado negativo de um fato em detrimento do lado positivo.