Três antigos jornalistas do extinto tabloide News of the World, do milionário Rupert Murdoch, declararam-se culpados por escutas ilegais de figuras públicas britânicas, durante julgamento do caso na última quarta-feira (30/10). De acordo com a Reuters, o procurador informou que os ex-editores do jornal — Neville Thurlbeck, Greg Miskiw e James Weatherup — já haviam assumido a culpa numa fase anterior ao processo. (...) Entre 2000 e 2006, eles tiveram acesso às escutas de pelo menos 600 telefones de personalidades do mundo político e social do Reino Unido. Em 2007, uma notícia sobre a família real britânica levantou suspeitas e as investigações foram iniciadas. O jornalista e o detetive que participaram das operações foram condenados, mas a direção insistiu que se tratava de um caso isolado, até que uma investigação do Guardian revelou que a prática era habitual e induzida pela direção do tabloide. O procurador responsável pela acusação disse que “não existem justificativas de qualquer tipo para que os jornalistas se envolvam em escutas telefônicas”. “Isso é uma intromissão na privacidade das pessoas, o que vai contra a lei”, considerou Andrew Edis. Edis pontuou ainda que “há três tipos de comportamento ilícito” em causa. O primeiro é o das escutas ilegais conduzidas pelo detetive privado contratado pelo jornal, o segundo seria os pagamentos ilegais a “responsáveis e funcionários públicos, agentes da polícia, soldados” em troca de informação confidencial e, por fim, obstrução às investigações iniciadas em julho de 2011. Disponível em:http://www.portalimprensa.com.br/noticias/internacional/62041/ex+jornalistas+do+news+of+the+world+assumem+culpa+por+escutas+ilegais A partir da análise da reportagem acima é correto afirmar que:

a) O comportamento ilícito dos jornalistas se limita ao fato de terem colocado escutas ilegais em telefones de políticos do Reino Unido.

b) A ação dos jornalistas se configura como uma forma invasiva e completamente antiética de obtenção e manipulação de informações.

c) De acordo com a justiça britânica, somente a investigação de terrorismo justifica a implantação de escutas telefônicas por jornalistas.

d) Os jornalistas somente foram processados por terem grampeado os telefones de membros da família real britânica.

e) No Reino Unido, não há regulamentações que protejam a privacidade dos cidadãos.


1
alguem pode me ajudar por favor ?

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-11-25T15:09:33-02:00
a resposta correta e a letra A
A ação dos jornalistas se configura como uma forma invasiva e completamente antiética de obtenção e manipulação de informações.
1 5 1