Respostas

2013-04-11T23:23:40-03:00

O teocentrismo consiste em ver Deus no centro de todo o universo.

Todas as coisas existentes foram criadas por Ele, tudo acontece pela vontade ou permissão dele.

 

Essa ideologia é presente nos dias de hoje, afinal o cristianismo é uma das principais religiões do mundo. Na idade média entretanto ela era a unica permitida na europa ocidental. Quem discordasse do que era imposto pela igreja católica era castigado, torturado, morto.

13 3 13
2013-04-12T15:28:49-03:00

Teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo nada mais é maior que ele, tudo foi criado por Ele e tudo é dirigido por Ele. Esse pensamento coloca a justificativa de tudo que acontece, de bom ou de ruim, no mundo. Tudo que havia, era Deus quem queria. Essa forma de pensar teria dominado a Idade Média, em que vigorava o feudalismo, sendo depois sucedido pelo pensamento antropocêntrico. Nesse período as pessoas eram voltadas inteiramente para a igreja, sendo proibido o uso da razão pelas mesmas.

Para o pensamento antropocêntrico o homem é o centro do universo enquanto que para o teocentrismo Deus é o marco central. O antropocentrismo surgiu na idade moderna devido ao renascimento, no entanto, deve-se lembrar que ao surgimento do antropocentrismo Deus não foi esquecido, mas passa para o segundo plano.

O teólogo Santo Agostinho, que fez um estudo sobre salvação da alma e a posição do homem no mundo, concluiu que este era corrompido pelo pecado. Essa sua forma de ver o ser humano colocava neste uma condição de criatura inferior, suja e imoral. Daí a concepção de que o homem e todas as coisas orbitavam a figura de Deus.

Pelo contexto que ele produziu, pode-se afirmar que suas obras eram fortemente influenciadas pela época em que viveu: a queda do Império Romano. Passado o tempo, sua filosofia foi norteadora durante a Idade Média, aliada à pregação da Igreja Católica.

6 3 6