Considere a imagem e o texto a seguir:
Disponível em: <http://escoladeredes.net/profiles/blogs/o-poder-nas-redes-sociais> Acesso em: 22/08/2013.
Já imaginou usar suas habilidades e seu tempo livre como moeda de troca para o que você precisa? A universitária Lorrana Scarpioni, 22, conseguiu transformar essa ideia em uma possibilidade real e ampla para internautas do mundo inteiro. Após assistir a documentários sobre redes de colaboração on-line e modelos de economias alternativas off-line, a estudante de direito e relações públicas juntou os dois conceitos e lançou o Bliive, uma plataforma onde é possível oferecer serviços de diversos tipos e receber em troca outros benefícios. "Você tem recursos do seu lado e eu do meu, mas não temos dinheiro, que nada mais é que um pedaço de papel. Então, por que não criar uma alternativa para fazer essa troca sem precisar dele?", diz Scarpioni. A rede funciona assim: você oferece alguma habilidade ou tempo livre para, por exemplo, passear com o cachorro de alguém e em troca recebe uma aula de violão. O sistema, criado com a ajuda de mais seis pessoas entre colaboradores e sócios, é baseado no funcionamento dos bancos de tempos, que é uma das ferramentas utilizadas pela economia solidária para impulsionar o desenvolvimento social e econômico. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2013/06/1289896-estudante-lanca-na-internet-rede-colaborativa-de-troca-de-tempo.shtml> Com base no trecho de reportagem acima, avalie as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta:

Em função do egoísmo inerente ao ser humano, as ideias de redes de colaboração não têm passado de projetos elogiados apenas nas universidades.

A rede de troca é um exemplo de rede altamente centralizada, conforme o gráfico de Baran.

O Bliive é a primeira de uma nova modalidade de relacionamento on-line, as redes de colaboração.

O exemplo trazido pela reportagem remete a uma rede colaborativa, modalidade que cresce com o apoio das redes sociais.

A falta de exemplos de outras redes semelhantes faz com que as pessoas tenham confiança em participar desta rede.

1

Respostas

2013-11-25T08:56:14-02:00
Resposta correta: O exemplo trazido pela reportagem remete a uma rede colaborativa, modalidade que cresce com o apoio das redes sociais.