Três experimentos foram feitos adicionando uma solução aquosa de HClO3 a outra de KOH, de mesma concentração molar. Após agitação, foram colocadas, em cada experimento, duas gotas de extrato de repolho roxo (indicador ácido-base), e observadas as cores montou a tabela abaixo.
Experimento Quantidade das soluções Cor do indicador

I 2 mL de HClO3 e 2mL de KOH Roxo

II 2 mL de HClO3 e 1mL de KOH Vermelho

III 1 mL de HClO3 e 2mL de KOH Verde
A partir da tabela, é correto afirmar que, ao se adicionar extrato de repolho roxo à limonada, ao amoníaco, ao vinagre e ao shampoo (pH = 7), serão observadas, respectivamente, as cores:
Escolha uma resposta:
a) verde, vermelho, vermelho e verde.
b) vermelho, verde, vermelho e roxo.
c) vermelho, vermelho, vermelho e roxo.
d) verde, vermelho, verde e roxo.
e) roxo, verde, roxo e vermelho.

2

Respostas

2013-11-24T15:00:17-02:00
Pelo experimento temos roxo = neutro (7)    vermelho acido  (menor que 7)  verde alcalino (maior que 7) como o limão é acido o amoniaco alcalino, vinagre acido e o shampoo diz 7

logo as cores serão vermelho, verde vermelho e roxo letra b)
A melhor resposta!
2013-11-24T15:06:55-02:00
ALTERNATIVA B 
tem que ter conhecimento prévio sobre isso pra saber.
limonada e vinagre, todos sabemos que é ácido 
No texto diz que, quando tem uma quantidade maior de ácido que base a substância fica vermelha. OLHE " 2 mL de HClO3 e 1mL de KOH ". 2 - 1 = 1

No texto diz que o shampoo tem ph 7, ou seja, ele é neutro. Para ser neutro a quantidade de ácido tem que ser igual à de base e a cor ficará roxo. 
 OLHE" 2 mL de HClO3 e 2mL de KOH   =  Roxo". 2 - 2 = 0

O amoníaco é o mais difícil de saber.Pelo que sei, ele é uma base= a quantidade de KOH é maior que a de HCLO3 "1 mL de HClO3 e 2mL de KOH   = Verde" 2-1 = 1 
   
1 5 1