A crise oculta: conflitos armados e educação

Países afetados por conflitos armados estão entre os mais distantes dos objetivos de Educação para Todos, embora seus desafios na educação não sejam em grande parte declarados. A crise oculta na educação nos Estados afetados por conflitos é um desafio global que exige resposta internacional. Da mesma forma que compromete as perspectivas de impulsionar o crescimento econômico, reduzir a pobreza e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o conflito armado reforça as desigualdades, o desespero e as injustiças que aprisionam os países em ciclos de violência.

Dentre os impactos gerados na Educação, podemos citar:

Em países pobres afetados por conflitos, 28 milhões de crianças em idade escolar primária estão fora da escola, o que corresponde a 42% do total mundial. Crianças em países pobres afetados por conflitos têm duas vezes mais chances de morrer antes dos 5 anos do que crianças de outros países pobres. Apenas 79% dos jovens são alfabetizados em países pobres afetados por conflitos, comparando com 93% em outros países pobres. Grupos governamentais e não governamentais envolvidos em conflitos armados estão cada vez mais atingindo infraestruturas e alvos civis. Escolas e alunos são largamente vistos pelos combatentes como alvos legítimos, em clara violação do Direito Internacional. Há registros de que mais de 43 milhões de pessoas têm se deslocado, a maioria em decorrência dos conflitos armados, porém o número real provavelmente é muito maior. Refugiados e pessoas deslocadas internamente enfrentam grandes barreiras para a educação. Em 2008, apenas 69% das crianças refugiadas em idade escolar primária nos campos do ACNUR frequentavam a escola primária [...].

(UNESCO: Relatório de monitoramento global de Educação para Todos (EPT), 2011: 6 - com adaptações)

Com base no texto acima, analise as seguintes afirmativas:

Os governos nacionais e a comunidade internacional falham na defesa dos direitos humanos. A crise oculta na educação nos Estados afetados por conflitos é considerada um problema de alta gravidade, portanto, o seu combate limita-se às ações locais. Os sistemas educacionais em muitos países afetados por conflitos não proporcionam aos jovens as qualificações de que necessitam para sair da pobreza e do desemprego.

Está(ão) correta(s):

2

Respostas

2013-11-24T17:34:14-02:00
1. Os governos nacionais e a comunidade internacional falham na defesa dos direitos humanos.
3. Os sistemas educacionais em muitos países afetados por conflitos não proporcionam aos jovens as qualificações de que necessitam para sair da pobreza e do desemprego.
1 5 1
2013-11-24T17:37:44-02:00
I os conflitos fazem com que os direitos sejam infligidos tornando a afirmativa I correta
II o combate não pode ser de ação local portanto falso
III verdadeiro
0