Certa mercadoria é vendida nas lojas A e B. O preço dessa mercadoria é 18 reais mais caro na loja A. Se a loja A oferecer um desconto de 20%, o preço nas duas lojas será o mesmo. Qual é o preço inicial da mercadoria em cada uma das lojas?
OBS:Um preço com 20% de desconto corresponde a 80% do preço inicial

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-24T23:09:10-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Preço da Loja B ---------   x
Preço na Loja A ---------   x + 18


0,8(x + 18) = x
0,8x + 14,4 = x
x - 0,8x = 14,4
0,2x = 14,4
x = 14,4 / 0,2
x = 72

Assim a o preço na Loja B é R$ 72,00
O preço na Loja A é R$ 90,00


1 5 1
2013-11-25T10:29:11-02:00
B= R$ X
A = R$ X+ 18 --- c/ desc de 20% ---> A = (X + 18)0,8 = 0,8X + 14,4
20% os preços são iguais, portando A = B
X = 0,8X + 14,4 ---> X - 0,8X = 14,4 ---> 0,2X = 14,4 ---> X = 14,4/0,2 = 72

o preço na loja B é de R$ 72
O da A é  X+ 18 =90