Gostaria de ajuda para resolver esta questão. se possivel, explicar como se resolve.

Nos frascos de spray, usavam-se como propelentes compostos orgânicos conhecidos como clorofluorocarbonos. As substâncias mais empregadas eram CClF3 (Fréon 12) e C2Cl3F3 (Fréon 113). Num depósito abandonado, foi encontrado um cilindro supostamente contendo um destes gases. Identifique qual é o gás, sabendo-se que o cilindro tinha um volume de 10,0 L, a massa do gás era de 85 g e a pressão era de 2,00 atm a 27 ºC.
R = 0,082 atm.L .mol-1.K-1
Massas molares em gmol-1 : H = 1, C = 12, F = 19, Cl = 35,5

2
nao esqueça de marcar a melhor resposta

Respostas

2013-11-25T12:47:46-02:00
V = 10 L m = 85 g p = 2 atm T = 27 ºC = 300 K R = 0,082 atm.L.mol⁻¹.K⁻¹
pV = NRT
pV = m/M . RT
2.10 = 85/M . 0,082.300
M = 85.0,082.300/20 = 104,55 g/mol
Comparando com as massas moleculares do Freón 12 e o Fréon 113, temos:
M(CClF₃) = 12 + 35,5 + 3.19 = 104,5 g/mol
M(C₂Cl₃F₃) = 2.12 + 3.35,5 + 3.19 = 187,5 g/mol

Logo, o cilindro continha Freón 12.
3 3 3
muito obrigado!!!!!!!!!!!
valeu a ajuda!!!!!!!!!!
A melhor resposta!
2013-11-25T12:48:27-02:00
p.V = n.R.T(T=300K---27+273)
massa atômica do Fréon12=104,5 g(12 + 35,5 + 3 x19)
p.V = n.R.T 
2.10 = n.0,082.300 
20 = n . 24,6 
n = 0,813 mols

1mol do gás(12)--104,5g 
0,813 mol'   --X
X=0,813x104,5 = 84,9g,daí vc arredonda p/ 85g

1mol massa do gás(113)--
 2x12 + 3x35,5 + 3x19 = 187,5 g
1 mol de Fréon113---187,5g

Daí,0,813 mols de Fréon12 possuem 0,813x187,5 ,do outro que é = 152,4375g,então é o 12
2 5 2
marquei como melhor resposta a quem respondeu primeiro, pois ambas estão corretas e infelizmente não posso marcas as duas em simultaneo!