1- As rãs dependem da visão e da audição para capturar presas e evitar predadores. Elas têm audição e visão boas, ainda que os olhos e ouvidos não estejam situados em posição semelhante à da maioria dos outros animais.
2- As rãs não possuem orelhas externas. Em vez disso, possuem um tímpano posicionado imediatamente atrás de cada olho. Muitas vezes é possível ver os tímpanos - são uma área lisa cercada por um anel de cartilagem. Em algumas espécies, os cientistas são capazes de dizer se uma rã é macho ou fêmea comparando o tamanho dos tímpanos ao tamanho dos olhos.

Respostas

2013-11-25T20:19:10-02:00
Detalhes da anatomia anuraAs rãs dependem da visão e da audição para capturar presas e evitar predadores. Elas têm audição e visão boas, ainda que os olhos e ouvidos não estejam situados em posição semelhante à da maioria dos outros animais. As rãs não possuem orelhas externas. Em vez disso, possuem umtímpano posicionado imediatamente atrás de cada olho. Muitas vezes é possível ver os tímpanos - são uma área lisa cercada por um anel de cartilagem. Em algumas espécies, os cientistas são capazes de dizer se uma rã é macho ou fêmea comparando o tamanho dos tímpanos ao tamanho dos olhos. 


Don Farrall/Getty Images
Esta rã de olhos vermelhos (Agalychnis callidryas) tem olhos grandes e esbugalhados perto do topo da cabeça 
A maioria das rãs têm olhos grandes e esbugalhados posicionados perto do topo da cabeça. Isso oferece à rã um amplo campo de visão e ajuda a compensar sua incapacidade de virar a cabeça. Mas não existe grande sobreposição entre o que uma rã pode ver com o olho esquerdo e o que pode ver com o olho direito. Isso significa que elas não têm tanta percepção de profundidade quanto outros animais, o que torna a capacidade de algumas espécies de apanhar presas com as línguas ainda mais espantosas. A maioria das rãs também dispõem de uma membrana nictitante, ou uma película firme que recobre e protege os olhos quando a rã está sob a água. 

Os olhos das rãs também desempenham papel importante em sua alimentação. As rãs não possuem a estrutura craniana ou os músculosnecessários para mastigar alimentos. Em vez disso, precisam engolir suas presas rapidamente porque, diferentemente dos seres humanos, sua línguageralmente não fica presa à parte de trás de sua boca. Isso significa que uma rã não pode usar a língua para empurrar alimentos garganta abaixo. Por isso, quando uma rã engole, seus olhos se retraem para dentro do crânio a fim de ajudar a empurrar a comida para o estômago. 

Jeremy Woodhouse/Getty Images
As rãs emitem ruídos inflando seus sacos vocais
Muitas rãs, especialmente machos, têm cordas vocais e um pedaço de pele conhecido como saco vocal na parte dianteira de suas gargantas. É esse saco que permite que coaxem, piem ou sibilem. A rã inspira e o saco vocal se enche de ar, fazendo com que se infle como um balão. Com a boca fechada, a rã força o ar a escapar do saco e passar por suas cordas vocais repetidamente, o que gera um som alto e repetitivo. As rãs que não têm cordas vocais podem usar uma aspiração forçada de ar para fazer um som de clique.Na maioria das vezes, o ruído tem relação com o acasalamento. A seguir, estudaremos o processo de acasalamento das rãs, que pode durar dias, e a metamorfose que transforma girinos em rãs.