A semana de prova ja começa na segunda feira, teria como me explicar mais sobre:

- Renascimento

- Reforma e contrareforma

- Formação dos estados

- Absolutistas europeus

- Encontros entre europeus e as civilizações da Africa, Asia e da America.

1

Respostas

A melhor resposta!
2013-04-13T08:14:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

- Renascimento = Período que o próprio nome já diz, o renascimento do povo europeu, após passar 1000 anos estagnado na Idade Média. Teve como destaque grandes artistas, começando na Itália, com Leonardo Da Vinci, Sandro Botticelli, Michelangelo, e em outros países europeus, com Luís de Camões, Gil Vicente. Período em que o homem passou a se valorizar mais, avançou tecnologicamente, com o estudo da astronomia, com Galilleu Galilei, que mostrou a teoria do Heliocentrismo, constratando a igreja católica.

 


- Reforma e contrareforma = Se destacarm como reformistas, o alemão Martinho Lutero, que publicou em sua igreja 98 teses criticando a Igreja Católica. Essa reforma aconteceu durante a Idade Média, e foi o período mais radical, pois a Igreja impos seu poder, matando muitos protestantes, na maioria das vezes na tortura.

 

- Formação dos estados = A formação dos estados aconteceu após o fim da Idade Média, no qual muitos países europeus tiveram seu poder centralizado novamente, com o rei no poder absoluto.

 


- Absolutistas europeus = Foram praticamente os donos dos países, pois eram absolutos, faziam o que queriam sem intervenção de ninguém, eram rígidos com protestantes, tanto que a Bastilha foi criada para prisioneiros, e foi o símbolo do absolutismo. Destacou-se o Rei Luís XIV, da França, o Rei Sol, que dizia "O estado sou eu" mostrando seu poder extremo.

 


- Encontros entre europeus e as civilizações da Africa, Asia e da America = Com o avanço marítimo, os europeus partiram rumo a Índia, pois ela era grande fornecedora de produtos comercializados na Europa, porém, eles tentaram ir atravessado o planta, dando de cara com a América, onde escravizaram, exterminaram índigenas locais, e pegando tudo o que tem de valor deles.

2 5 2