Leia o fragmento do artigo científico Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital, de Tania Steren dos Santos, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta quanto às características do gênero artigo científico.

Este estudo propõe uma reflexão a respeito de se a globalização representa um fenômeno novo ou não. A seguir é abordada a questão da dinâmica de desenvolvimento do capitalismo, focalizando, em especial, o problema da concentração de capital e da exclusão social. Discutem-se também alguns aspectos da crise atual do sistema capitalista e o impacto do modelo neoliberal no acirramento das contradições sociais e na polarização dos interesses de classe.

I - A análise de dados não é um fator importante para o artigo científico, pois a pesquisa não necessita de cronograma nem tampouco hierarquização e sistematização.

II - A sistematização de dados, análise e posterior publicação têm uma finalidade meramente ilustrativa, sem propriedade informativa.

III - A metodologia da pesquisa, bem como o método são importantes para o entendimento global do artigo científico.

Está(ão) correta(s):

1

Respostas

2013-11-26T00:50:19-02:00
Então... Eu acho que isto é matéria de filosofia. Quando se define os diferentes tipos de informações (Literária, científica, filosófica, etc.)

Mas mesmo assim, vamos analisa-la.

A I é verdadeira, na verdade a ciência se baseia apenas em dados.

A II é falsa, ela contradiz a I. Um artigo científico assim como a ciência baseia-se na informação, e não na ilustração.

A III é verdadeira. A ciência usa métodos para se aplicar.