Respostas

2013-04-13T14:40:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Se o conjunto X tem n elementos, então o número de subconjuntos de X é

n(P(X)) = 2^n subconjuntos


Se o conjunto Y tem p elementos, então o número de subconjuntos de Y é

n(P(Y)) = 2^p subconjuntos


Como X tem 48 subconjuntos a mais que Y, temos:

2^n = 2^p + 48


Trabalhando a igualdade, temos:

2^n - 2^p = 2^4 . 3

(n > p)

2^p. (2^(n-p) - 1) = 2^4 . 3


Daí temos:

{2^p = 2^4 (I)

{(2^(n-p) - 1) = 3 (II)


De (I) concluímos que p = 4, ou seja y tem 4 elementos. (Opção C)

///


A melhor resposta!
2013-04-13T15:07:41-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

para encontrar o número de subconjuntos de um conjunto basta fazer 2^n , onde n é o número de elementos do conjunto.

 

desta forma o número de subconjuntos sempre será uma potência de base 2.

 

1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 , assim sucessivamente ....

 

sendo que um deles tem 48 subconjuntos a mais que o outro, podemos perceber que se trata dos números    64 e 16   pois 64 - 16 = 48

 

como  64 = 2^6         e       16 = 2^4       concluímos que  X tem 6 elementos  e Y tem 4 elementos. ( c)

 

 

1 5 1