Respostas

2013-04-13T16:39:15-03:00

é por ex:você foi muito bem(d.direto)

                ele foi muito bem (d.indireto)

1 5 1
A melhor resposta!
2013-04-13T16:39:41-03:00

Discurso é tudo aquilo que o falante diz ou escreve, organizado sob a forma direta ou indireta. 

No discurso direto, o próprio falante diz o enunciado, possui voz própria no discurso:

Exemplos:

Um anjo torto, desses que vive na sombra, disse:  Vai, Carlos, ser gauche na vida.

 

No discurso indireto, a fala de uma pessoa é reelaborada por quem informa, revelando o que o falante disse.

Exemplos:

Ana afirmou que não iria sair.

1 5 1