Respostas

2013-11-26T22:02:10-02:00
Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias. 

Períodos: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Eles representam as linhas horizontais da tabela. Os períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no mais curto, à 32 elementos no mais longo. 

Famílias ou grupos: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos. Em alguns deles, os elementos estão relacionados tão intimamente em suas propriedades que são denominados de famílias. Atualmente, a tabela periódica é constituída por 18 famílias, e uma maneira de identificá-las é através de algarismos romanos seguidos das letras A e B. Exemplos: família IA. IIA, VB.
2 4 2
2013-11-26T22:30:07-02:00
7 períodos( linhas horizontais) 
18 familias(linhas verticais) 
os elementos São classificados por ordem crescente de numero atômico. 
os elementos semelhantes não São do mesmo período, e sim da mesma familia. 
ainda tem os elementos representativos:os q terminam em s ou p (das familias 1A-metais alcalinos 2A-metais alcalinos terroso 3A 4A 5A 6A-calcogênio7Halogênio 8A-gases nobres) 
os elementos de transição externa: os que terminam em d 
e os elementos de transição interna: os que terminam em f 
lembrando que terninando em f é da familia 3B!! sempre 
ex: com o bromo- Br: depois que é feita a distribuição sabemos que ele é representativo por terminar com p, é do 4º período por terminar com o nível 4 e é da familia 7A ou 17 
os elementos na tabela periódica São classificados em hidrogênio metais ametais semi-metais e gases nobres. 

..espero ter ajudado em alguma coisa!
1 5 1