Explique-me sobre Digestão; Respiração; Circulação e Excreção bem resumido !

1
de quem ?
Corpo Humano
25 pontos melhor resposta me ajudeeeeeeeeeem
Cara Larissa, preciso dormir agora, mas mandarei um conjunto de vídeos por mensagem sobre esses assuntos.

Respostas

2013-11-28T19:12:16-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Larissa,

Abaixo, encaminho um resumo aceitável.

Respiração:
consiste no ato de inalar ou exalar o ar por meio das cavidades nasais e da boca. Isso decorre do fato de que as células humanas necessitam de oxigênio e de eliminar gás carbônico resultante do metabolismo. Para isso, a respiração é um dos elementos essenciais. Ela dependerá das vias respiratórias e dos pulmões. O ar atmosférico é, em geral, rico em oxigênio. Ele, ao ser inalado, será levado até os pulmões, no qual ocorrerão as trocas gasosas com o sangue, retirando o oxigênio do ar e adicionando gás carbônico para ser exalado. Posteriormente, o ar que está nos pulmões será colocado para fora, no processo de expiração. O movimento de respiração, na inspiração, consiste na expansão da caixa torácica por meio do diafragma e dos músculos intercostais. Na expiração, ela volta ao normal, com o diafragma subindo para expelir o ar com o gás carbônico adicionado. O sistema respiratório é composto pelo nariz, faringe, traqueia, laringe, brônquios e pulmões. O muco e os pelos do nariz funcionam como filtros para proteger o corpo de microorganismos e partículas que estão presentes no ar que respiramos, além disso, o nariz ajuda a aquecer e tornar o ar inspirado mais úmido. 

Digestão: a digestão consiste em transformações mecânicas e químicas do alimento a partir de quando a pessoa come, transformando a comida em substâncias mais simples capazes de serem utilizadas pelas células do corpo. Nesse sentido, o processo digestivo transforma os alimentos em lipídios, proteínas, aminoácidos, e carboidratos, dentre outras substâncias necessárias ao correto funcionamento do organismo. Todo esse mecanismo que permite a digestão é denominado sistema digestivo ou sistema digestório. O processo da digestão inicia na boca, pois com a mastigação, trituramos e dividimos o alimento, bem como ele é umedecido com a saliva, resultando no bolo alimentar. Isso permite a passagem pela garganta e uma melhor atuação das enzimas. A enzima ptialina ou amilase salivar vai quebrar as moléculas de amido. No estômago, com o suco gástrico, a pepsina quebrará as proteínas. Em seguida, no intestino delgado, o bolo alimentar será submetido aos sucos oriundos do pâncreas, fígado, bem como da parede do intestino. No íleo, haverá a absorção das moléculas já transformadas do bolo alimentar, que vão passar pela parede do intestino e ir para o sangue, atingindo, assim, todas as células do organismo. O que não é digerido vai para o intestino grosso, no qual a água será absorvida, e, ao final, resultará nas fezes expelidas através do ânus.

Circulação - as células do organismo necessitam receber nutrientes e, ao mesmo tempo, eliminar os resíduos dos processos metabólicos. Para isso, ocorre a circulação do sangue. Nesse processo, ele circulará por todos os vasos, artérias, veias, e capilares. Podemos caracterizar a circulação humana enquanto dupla, fechada e completa. Na circulação completa, o sangue, em um único minuto, passa duas vezes pelo coração. Isso não quer dizer, entretanto que passe pelas mesmas cavidades cardíacas, pois o coração apresenta quatro cavidades, sendo dois átrios e dois ventrículos. O átrio direito recebe, apenas, sangue venoso, oriundo das veias cavas. Será o ventrículo direito que bombeará esse sangue em direção aos pulmões, nos quais ocorrerá o processo da hematose, com a troca do gás carbônico por oxigênio, por meio da artéria pulmonar. Esse sangue arterial voltará ao coração desta vez através do átrio esquerdo que irá para o ventrículo esquerdo e levará o sangue arterial por meio das artérias aorta e caróticas para as células do corpo, fornecendo para elas o oxigênio e os nutrientes que necessitam. 

A excreção: a excreção consiste na eliminação dos resíduos que sobram das reações químicas nas células do organismo, pois não devem permanecer no sangue em razão de serem tóxicos ao corpo. Consistem, principalmente, na amônia, na ureia, e no ácido úrico. Nesse sentido, o sangue leva esses resíduos aos rins, de modo que essas substâncias nocivas são retiradas pelos néfrons, com a reabsorção da água. Desse modo, a amônia, ureia, e o ácido úrico são concentrados na urina, que ficará armazenada na bexiga, sendo, quando urinamos, colocada para fora do corpo através da uretra.
4 4 4