Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-11-28T14:59:15-02:00
Era da mineração:
A época da mineração no período colonial abrangeu basicamente o século XVIII, com o seu apogeu entre 1750 e 1770. Nessa fase da vida econômica da colônia que se voltou quase que exclusivamente para o extrativismo mineral, as principais regiões auríferas foram Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Anteriormente, já haviam ocorrido as explorações do ouro de lavagem, em São Paulo.

Sociedade mineradora:


O século do ouro
A enorme importância econômica e política adquirida pela mineração brasileira,interna e externamente,pode ser comprovada por alguns indicadores.Um deles foi a forte imigração da metrópole para a colônia,a ponto de as autoridades verem-se obrigadas a aumentar as restrições á saída de pessoas  do reino.Outro indicador foi o crescimento do comércio colônia-metrópole.
A mineração,com efeito ,elevou o poder aquisitivo das camadas mais ricas da população e provocou  o surgimento de cidades,cujos habitantes  tinham necessidades de consumo cada vez mais diversificadas.Uma das consequências disso foi o crescimento nas vendas de mercadorias européias pela metrópole para abastecer a população colonial.E também o aumento do tráfico de africanos,com a entrada no Brasil  de mais de um milhão de novos escravos,na maioria destinados ás áreas mineradoras.

Revoltas Nativas:
A crise do capitalismo comercial português e os interesses ingleses não são suficientes para explicar o desmoronamento do sistema colonial. As contradições internas da colonização foram os fatores determinantes.Não se pode negar que a colonização, mesmo tendo caráter francamente explorador, promoveu o crescimento do Brasil-Colônia, durante os dois séculos em que predominou. As elites dominantes locais, apesar de divergências momentâneas, beneficiavam-se com a própria dominação que sofriam.As primeiras rebeliões não se manifestaram com a idéia de conseguir a independência do Brasil. Essas manifestações, chamadas rebeliões nativistas, a princípio apenas contestavam os aspectos específicos do pacto colonial, não a dominação integral da Metrópole. Além disso, tinham um caráter regionalista, não se preocupando com a unidade nacional.
2 3 2